quinta-feira, 23 de julho de 2009

NÓS INDICAMOS ...

A oficina Literária tem como objetivo não apenas refletir acerca da poesia presente na escrita e seus diferentes gêneros, mas busca enxergar o poético em suas múltiplas linguagens. Como não poderia deixar de ser, somos profundamente influenciados pela música, pelas belas artes e também pelo cinema. A leitura de múltiplas linguagens faz parte da vida de todo poeta.

Por este motivo, estaremos muito frequentemente deixando neste humilde arquivo dicas de filmes que tenhamos apreciado, canções que nos tenham de alguma forma marcado, enfim, deixaremos expresso aqui toda forma de fazer arte que tenha nos deixado indelével impressão.

A indicação de hoje vem de Jaqueline Nascimento, integrante da Oficina Literária desde o início de 2008. Jaqueline indica o filme Beleza Roubada, com Liv Tyler e Jeremy Irons, e justifica sua escolha: "Quem já viu terá uma surpresa a cada nova apreciação, quem ainda não viu ficará encantado e, certamente, marcado para sempre".

Jaqueline é integrante da Oficina Literária desde 2008

Lucy Harmon (Liv Tyler) tem 19 anos, alguns sonhos e um trauma: o suicídio de sua mãe. Para tentar superar a dor, entre outros motivos, vai passar as férias na Toscana, Itália, na casa de Diana (Sinead Cusack) e Ian Grayson (Donal McCann), amigos de sua mãe. Há mais dois motivos para viagem de Lucy: Ian quer que ela pose para um retrato e, principalmente, ela espera reencontrar Niccolo Donati (Roberto Zibetti), com quem trocou o primeiro beijo. mas há um motivo mais profundo: ela deseja solucionar o enigma deixado pela mãe num diário. Lucy é uma menina que se faz mulher e, em meio às conversas, conta que é virgem. De repente passa a ser o centro das atenções naquela casa sempre repleta de amigos e convidados, como o escritor Alex (Jeremy Irons) e o marchand Guillaume (Jean Marais). Para essas pessoas sem ilusões, Lucy ensina o poder da juventude. (Grifo Nosso. Sinopse retirada de http://www.letrasdefilmes.com.br/filme/belezaroubada)


Liv Tyler protagoniza Beleza Roubada


Com direção de Bernardo Bertolucci, o filme é um elogio à juventude, mas também às belezas de um país repleto de história e mistério: a Itália! A exuberância de Lucy se confunde com a paisagem e os pedaços de poemas que ela deixa pelos cantos por onde passa é um reflexo de sua alma por vezes mortificada pelo próprio tédio. A personagem afirma: "quero me atordoar!"

Jaqueline resume o motivo de sua indicação afirmando: "o filme todo é um poema!"



Nome em Inglês: Stealing Beauty
Genêro: Drama, Romance
Diretor: Bernardo Bertolucci
País: Italia, França, Reino Unido
Ano: 1996
Confira o trailer do filme aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário