domingo, 9 de agosto de 2009

A POESIA DE SEDINEI SALES ROCHA


A história de Sedinei Sales Rocha se confunde um pouco com a história da Oficina Literária Verso e Prosa, visto que ele está entre os integrantes mais antigos do grupo, participando dos encontros desde a sua formação, em 2007.

Filho de agricultores, Rocha nasceu em Tijucas do Sul, Paraná, em 01 de setembro de 1953. Casou-se em 1979 com Teresinha de Jesus Cardoso, com quem teve seus três filhos: Regis, Flávia e Luiz Felipe.

Atualmente, bancário aposentado, dedica-se à Literatura, direcionando-se para a poesia e para a pesquisa e registro de fatos históricos relevantes. Por suas atividades e pela formação em História e Estudos Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e, também, do Centro de Letras de Campo Largo.


Entre seus livros publicados estão Expressões Poéticas I e História de Tijucas do Sul, além de textos como História de Dois Vizinhos, Tamanduá, Paranaguá Rodeado de Serras e Vida e Morte de Gumercindo Saraiva.

Entre os autores que o influenciaram na sua vontade de escrever ele cita Camões, que, nas suas palavras, "venerava quando era criança", Carlos Gomes e Olavo Bilac. Incentivaram-no, ainda, os escritos de José de Alencar, Machado de Assis ("este sobremaneira"), Cecília Meirelles e Carlos Drummond de Andrade. Entre os nomes estrangeios que o agradam estão Fernando Pessoa, Edite Fiore, Allan Kardec, Léonn Dennis e Heillen J. Garret, entre outros.



Deixamos aqui um delicioso exemplo da poesia de Sedinei:



FORMIGAS

Atacado por mil
Matei mais de duzentas.
Assassino confesso!
Em legítima defesa
Enquanto corre o processo
No juizado da consciência.
Tramitando toda a instância
Tomo, na verdade, ciência...
Que o crime foi por vingança.

2 comentários:

  1. Esse é meu paizãoooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!! Amo e me orgulho!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sei escrever poesia, mas tenho verdadeira paixão por ela. Amei este cantinho e suas possibilidades.
    Conteúdos vastos e brilho de sol.
    Parabéns arco-íris.

    ResponderExcluir